Mais uma dica de leitura preciosa!
Pequeno no tamanho, mas grandioso em sabedoria, Imitação de Cristo foi escrito no século XV pelo padre alemão Tomás de Kempis. Nascido em 1380, em Kempen, na Renânia do Norte (perto de Colónia), viveu até o ano de 1471. Durante os seus estudos em Humanidades, Tomás de Kempis revelou muito talento na transcrição de manuscritos, e ainda jovem, aderiu a um movimento chamado Devotio Moderna, ou, Devotio Nova, que surgiu por conta da decadência moral e espiritual da época, onde o principal objetivo era retornar ao cristianismo primitivo, buscando a purificação da alma, simplicidade e as virtudes. Foi nessa participação que nasceu a obra Imitação de Cristo, tendo como seu maior objetivo manter o foco da vida centrado na figura de Cristo. Tomás de Kempis produziu cerca de quarenta obras representantes da literatura devocional moderna, sendo essa a obra mais célebre.
Esta preciosa obra de arte pode ser lida paulatinamente, degustada em pequenas porções, visto que possui capítulos curtos, entretanto, extenso em conhecimento. Uma excelente opção para uma leitura devocional, para ser feita ao longo do ano. O padre Tomás dá grande importância a ter uma vida voltada a oração, meditação nas sagradas escrituras, uma busca constante e ininterrupta por Cristo. Dividido em quatro partes, o livro traz diversos capítulos voltados para: Avisos úteis para a vida espiritual; Exortações à vida interior; Da consolação interior; Do sacramento ao altar. Somos enriquecidos com boas pérolas de conselhos, ensinamentos e observações, que se lidos e postos em prática, serão de grande valia para vivermos uma vida de santidade e seguirmos o nosso maior modelo que é Cristo!
Algumas críticas foram feitas a obra, como se a espiritualidade que o padre sugere, fosse quase inalcançável. Devemos entender que o livro foi escrito para um público específico, os monges do século XV, pessoas que deixaram o mundo, de fato, para trás, e que talvez, não estejamos no mesmo patamar de entrega. Entretanto, os ensinamentos servem também para nós, para nos constranger, nos edificar e mostrar que sempre podemos avançar e melhorar quando se trata da nossa vida com Cristo.
Este é um daqueles livros que não deve ser lido apenas uma vez, mas relido e consultado quantas vezes puder! Mesmo sendo protestante, e entendendo o cenário da época em que foi escrito, Imitação de Cristo foi pontual para minha vida. Vários capítulos ministraram ao meu coração em tempo oportuno, sem dúvida é um livro não apenas para os católicos, mas para todos aqueles que buscam se parecer cada dia mais com seu Senhor e Salvador, Jesus Cristo.
Separei alguns trechos da obra para vocês poderem entender um pouco da magnitude deste livro:
– Não te importes, nem disputes com teus próprios pensamentos, nem respondas às dúvidas que o demônio te sugere, mas crê nas palavras de Deus, crê nos seus santos e profetas, e fugirá de ti o malvado inimigo. (Livro IV, cap.18, 2)
– Deixa as vaidades para os fúteis; tu, porém, atende ao que Deus te manda. Fecha atrás de ti a porta e chama a teu Jesus amado. Fica-te com Ele em tua cela, porque tanta paz em outra parte não acharás. (Livro I, cap.20,8)
– Como é grande a fragilidade humana, inclinada sempre ao mal! Hoje confessas os teus pecados, e amanhã cometes outra vez os mesmos que confessaste. Resolves agora acautelar-te, e daqui a uma hora te portas como quem nada se propôs. Com muita razão nos devemos humilhar e não nos ter em grande conta, já que tão frágeis somos e tão inconstantes. (Livro I, cap. 22,6)
– Apegado à criatura, cairás com ela, que é instável; abraçado com Jesus, estarás firme para sempre. (Livro II, cap.7,1)
– Envergonha-te, pois, servo preguiçoso e murmurador, por serem os mundanos mais solícitos para a perdição que tu para a salvação. Procuram eles com mais gosto a vaidade que tu a verdade. (Livro III, cap.3,4)
Este livro do padre Tomás de Kempis você pode adquirir em livrarias locais e também pela internet. Tem um preço muito acessível e sem dúvida vale a pena o investimento.
Tá lendo algum livro? Se não, pega essa dica!
Referências:
https://www.cultordelivros.com.br/autor/tomas-de-kempis
https://otcarmo.org/sugestao-de-leitura-imitacao-de-cristo/
https://ecclesiae.com.br/index.php?route=product/author&author_id=5565