Sua liberdade não está à venda

COMPARTILHE

Lembro-me que uma certa vez, lendo o conto O Espelho do Machado de Assis, fiquei com uma forte impressão acerca do escrito. A ruptura de Jacobina me lembrou uma ruptura muito comum na sociedade atual: a do homem que esquece quem é. Como isso acontece? Bom, geralmente as pessoas abraçam ideias e começam a querer explicar tudo a partir delas. O problema disso é que a realidade é muito complexa e não cabe em uma dessas caixinhas. Então, sem reconhecer a própria ignorância, o homem passa a achar que está entendendo tudo, quando, na verdade, entende cada vez menos.

A realidade é rica e diversa, por isso antes de querer explica-la e muda-la devemos observar e estudar profundamente. Para compreender, é necessário ler Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Balzac, Homero, Virgílio, Camões, Padre Antônio Vieira e tantos outros. Quando eu digo que é preciso ler esses autores, não estou me referindo a um comentário da obra deles, um resumo ou algo do tipo, mas à própria obra em si. Ou seja, devemos ler Confissões, Suma Teológica, A Comédia Humana, Ilíada, Odisseia etc. E, ainda assim, não entenderemos a realidade completamente, porque isso está acima da nossa capacidade.

Por vezes lemos nos manuais de história, nos livros didáticos ou na própria internet, que na Grécia Antiga acontecia tal e tal coisa, que a Idade Média foi assim e assado, que a chegada dos portugueses aconteceu desta e daquela maneira, mas agora eu te convido a aprofundar-se nesses temas. Quer conhecer a Grécia Antiga e a si próprio? Leia Ilíada, Odisseia, Édipo Rei, Édipo em Colono, Antígona, as obras de Platão e Aristóteles e tantas outras. Depois, tire suas próprias conclusões. Faça isso para cada período que você tem curiosidade ou gosta de dialogar sobre. Para dialogar, antes, é preciso estudar verdadeiramente.

Evite tomar partido antes de conhecer profundamente as ideias que estão em jogo. Não basta uma leitura de livro didático, uma reportagem, um livro, uma frase e pronto.

Aos que atacam tanto o capitalismo, quanto acerca do assunto você já estudou? Primeiramente, o que é capitalismo? Aos que atacam o comunismo, quanto acerca do assunto você já estudou? O que é comunismo?

Lembrando que não valem as respostas que vocês decoraram com o tempo ou ouviram e estão repetindo.

Aos que defendem ou atacam o feminismo, vocês já leram as teóricas do movimento? O que diz Simone de Beauvoir, Betty Friedan, Mary Wolstonecraft e outras? Àqueles que se dizem progressistas, o que é progressismo? Àqueles que se dizem conservadores, o que é conservadorismo?

Em todos esses movimentos, vocês encontraram o seu pensamento completo acerca do mundo ou se agarraram a uma dessas ideias e estão querendo encaixar tudo? Você não deve nada a nenhuma dessas ideias. Você é livre. Pare de querer construir uma prisão para si próprio. Pare de abraçar ideias como se estivesse sempre obrigado a decidir um lado. Quase todas as ideias possuem algo de verdadeiro e algo de falso, o problema está em querer colocar uma ideia acima da sua própria liberdade de pensar. “Ah, mas eu sou mulher, então tenho que ser…” Não tem que ser nada. Você é uma mulher livre, tem um cérebro que não foi dado a você pelo movimento feminista e tem todo direito de pensar diferente. “Ah, mas eu não concordo com nada disso que está acontecendo no mundo moderno, então tenho que ser…” Não tem que ser nada. Você é livre para pegar o que há de bom em cada conjunto de ideias. Pare de querer se encaixar o tempo todo.

COMPARTILHE

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigo
O mais novo mais votado
Feedbacks
Ver todos os comentários

Não pare por aqui

Veja mais textos

Homem e mulher os criou

Chega a ser irônico que, no século em que os cientistas e professores reconhecem a importância da multidisciplinaridade, os defensores da ideologia de gênero ignorem,

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x

what you need to know

in your inbox every morning